quarta-feira, 3 de abril de 2013

Uma pequena crônica

 Venturosa, completou 51 anos. Também faço 51 anos de idade em agosto, nasci na rua do motor, logo após alguns meses da sua emancipação politica, cresci junto com a cidade. Hoje, resolvi caminhar pela minha cidade, perceber as mudanças, reviver lembranças. É quarta-feira. O dia está muito quente. Minha cidade era apenas um distrito. Na verdade, uma vila que se desenvolveu. Caminho pelas ruas de Venturosa, pelas mesmas ruas em que caminhei desde que me entendi como gente. Muitas mudanças aconteceram, grandes lojas, bancos e fabricas se instalaram no município, diversas lojinhas. Antes havia poucas. É como se estivesse hipnotizado, fazendo uma regressão, uma volta ao passado. Procuro a “casa de esquina” que me levava à casa de seu Heleno e de dona Joana e não acho mais. Agora é uma avenida larga que da passagem para a rua nova. A cidade mudou bastante. Entro em supermercados, agora com outros nomes e parece que me vejo bem mais novo acompanhando minha mãe nas compras. E então a saudade me invade. Sigo minha caminhada, minha regressão pelas ruas de minha cidadinha que virou cidadona. Outras imagens vão brotando em minha cabeça. A ponte sobre o açude, que corta a cidade, dividindo o Centro da cidade com a Rua Nova, onde há escolas reformadas, postos de saúde em construção,  Cohab, Boa Vista; Vila Mutirão; Vila Bacurau, localidades onde foram construídas mais de 200 unidades habitacionais, praças, escolas, creches, saneamento, calçamentos, etc. Quero finalizar esse dia de um jeito especial, agradecendo a alguém, uma pessoa que dedicou 08 anos de sua vida para transformar nossa cidade. Então vou para a casa do ex-prefeito Dr. Eudes, mas essa visita não cabe nesta crônica.
Jair Bezerra de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário