quinta-feira, 12 de abril de 2012

DISCRIMINAÇÃO RACIAL: DIGA NÃO

Apesar de poucos cursos e especializações sobre História da África e Cultura Afro-brasileira, a ESCOLA PROFESSORA JUREMA RODRIGUES ALEXANDRE, vem articulando com a Secretaria Municipal de Educação projetos para serem cumpridos ao curto, médio e logo prazo uma vez que os docentes necessitam de capacitações para melhor compreenderem e repassar para os discentes a temática em destaque.
CONFIRA ALGUNS DEPOIMENTOS DE COMO OS PROFESSORES E ALUNOSVIVENCIAM EM SALA DE AULA:

PROFESSORA MARCIA BERNARDO
Ensino Fundamental I

Busco levar os alunos a se posicionar de maneira reflexiva, partindo do conhecimento da contextualização de situações variadas, para intervir na realidade, transformando-a quando necessário.Apesar de não haver tantos materiais disponíveis, então procuro respaldo legal, na internet e em revistas. Preocupo-me em discutir mídias, novelas, meios de comunicação, dados estatísticos e projetos, além das situações vivenciadas no cotidiano, contando com a literatura infantil “Menina bonita do laço de fitas” de Ana Maria Machado. Trabalho a identidade de cada um e a autoestima, por meio da construção de seu autorretrato, vídeos como “Kiriku e a Feiticeira”, conto africano. Contato com a arte, música, ritmos afro-brasileiro, como também questão étnicas, de gênero, religião e cultura, dentre outros.Temos a consciência de que esse tema está sendo sempre focado no âmbito escolar valorizando a história, a cultura e a identidade da população afro descendente do Brasil.

DEPOIMENTO DA ALUNA: FABIOLA E DÂNDELLA – 8ª SÉRIE A

A nossa escola esta vivenciando as leis através de projetos, debates em sala de aula conscientizando a nós alunos do dever de valorizar a cultura afro e indígena.



ENTREVISTA COM A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO SÔNIA REGINA DIOGENES TENÓRIO

1.       Quais as expressões culturais afro-brasileiras e indígenas existente no município?
R= No nosso município não existe nenhuma comunidade negra nenhuma comunidade indígena. O que é realizado aqui no município são projetos educacionais que envolvem essas comunidades.

2.       Que ações já foram realizadas nas escolas, por professores, com crianças e adolescentes, para cumprir as Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08?
R= Essas duas Leis tratam justamente sobre a cultura indígenas e a cultura afro-brasileira, então tudo que é vivenciado no município é o projeto educacional, viagens, muitas escolas, muitos grupos, já foram a tribo que tem em Pesqueira, a “XUCURU” muitos alunos já visitaram Buíque, e outros foram a comunidade negra de Garanhuns, então todas as ações que são feitas pelos professores, pelos alunos em busca desse conhecimento sobre cultura afro e cultura indígena a secretaria apoia totalmente.

3.       Quais as ações promovidas durante o Selo?
R= Além dessas, a cultura indígena e a cultura afro-brasileira, nós temos também o circuito esportivo que eu não sei se vocês chegaram a participar das atividades esportivas, as pesquisas que devem ser feita sobre o jovem e o adolescente com o semiárido, os projetos de saúde, que fica relacionado à secretaria de saúde, os projetos sociais que envolvem os jovens que participam do Pro-Jovem e do PETI. Todos esses projetos, juntos, faz o município receber uma nota, uma média, e assim conquista o Selo UNICEF.

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